sábado, 31 de maio de 2008

A verdade dói... quando é mal dita.

É preciso ter muita coragem (e peito) para colocar os descasos que significavelmente contribuem para o subnível da educação na Bahia.
A algumas semanas atrás, um professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) colocou em questão, o nível de inteligência da população baiana, afirmando que " tocam berimbau, pelo fato do instrumento só conter uma corda", reforçando a ideia de que o baiano seria um ser acéfalo.
Se não me falha a memória, no ano passado, o deputado Clodovil Hernandes chocou boa parte da população (feminina), ao afirmar que "as mulheres de hoje trabalham deitadas e (des)cançam em pé, na intenção de alfinetar a imagem-sexualmente transfigurada- da mulher moderna.
É claro que ambos casos são apontados de maneira errônea, ou seja, ainda que haja um fundamento plausível, ou mesmo uma realidade a ser melhorada a partir daí; deve-se ter cuidado, e principalmente -simplicidade-algo que inexite nos discursos do Sr. Dantas e do Sr. Clodovil.
Longe de mim a idéia de generalização ao que foi dito por eles (Clodovil, e Sr.Dantas), porém, seus discursos não são infundados, há realidade no que foi dito pelos mesmos, a falha, está na arrogância, na insensibilidade deles, ao esfregar verdades-problemas, na cara de pessoas que ao menos entendem exceções.

Nenhum comentário: